Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

23 junho 2008

Como fazer Coalhada Seca, Cream cheese e Chanclich

Transformar o kefir ou o iogurte em coalhada seca ou em um queijinho, é bem simples. O processo aqui descrito é tradicional e passado de geração em geração há muito tempo. O produto obtido é um queijo semelhante ao chanclich. Interrompendo o processo um pouco antes, temos um substituto perfeito para o cream cheese, que é, na verdade, a famosa coalhada seca árabe. Devorados com um fio de azeite e folhas frescas de hortelã num pão árabe quentinho, é um petisco refrescante, saudável e muito saboroso! 

Para ter essas delícias em casa sem gastar muito, basta utilizar o método antigo, ensinado pela minha avó, de tirar o soro do kefir,ou do iogurte ou da coalhada caseira:

Primeiro ela costurava um saco de algodão puro, de trama bem fechada (180 ou 200 fios é melhor), na medida de 20 cm de largura por 30 cm de altura, higienizava e depois despejava a coalhada feita em casa dentro dele para drenar. Utilizo o mesmo sistema para drenar o kefir com excelentes resultados. Minha receita leva três litros, porque assim que é drenado, o volume diminui consideravelmente. Adapte as quantidades desta receita às suas necessidades, sem prejuízo do resultado. 


Ingredientes e Utensílios


  • 3 litros de Kefir (vá guardando na geladeira) ou iogurte
  • Pano branco de algodão ou linho para a drenagem do soro (180, 200 fios), costurado na forma de um saco de 30 cm de altura por 20 cm de largura.
  • 1 escorredor de legumes 
  • 1 pote ou vasilha onde irá se acumular o soro drenado*

     *O soro do kefir ou kefiraride - líquido amarelado - é precioso. Não jogue fora, utilize-o como substituto do líquido em receitas de pão, por exemplo.


    Como fazer Coalhada Seca ou cream cheese caseiro: Forre o escorredor de legumes com o saco de algodão e despeje o kefir ou iogurte dentro dele. Amarre com barbante higienizado. Coloque uma vasilha embaixo para pegar o Kefiraride ou soro, mantendo estes distante do escorredor e do saquinho que contém o kefir ou iogurte. Se não tiver o escorredor não tem importância. Amarre o saquinho numa colher de pau e coloque-a atravessada na borda de um caldeirão. Deixe drenar por 48 horas para obter uma coalhada seca cremosa ou um queijo cremoso, parecido com o cream cheese. Em dias muito quentes, coloque na geladeira. Em dias frios, deixe drenar em local fresco. Quando estiver pronto, desamarre o saquinho, "vire-o do avesso" e despeje o creme obtido sobre um prato. Consuma coberto com mel e raspas de limão taiti ou siciliano sobre morangos frescos, ou coloque por cima da coalhada seca um bocadinho de geleia de frutas vermelhas. Temperado com um pouco de sal e um fio de azeite, salpicado com ervas aromáticas frescas ou secas sobre um pão quentinho, é demais!!!


    Como fazer queijo tipo Chanclich: Faça o mesmo processo para obter a coalhada seca, com uma pequena diferença. É só deixar o kefir ou iogurte drenando por 72 horas ou mais. Quanto mais tempo drenando os soro, mais "seco" o queijo. Retire do saquinho e role sobre pimenta seca moída ou zattar. Aí é só comer com pão e azeite. Bom também para sanduíches de tomate, pepino, cebola e ervas ou a famosa salada árabe fatoush.

    10 comentários:

    Dieta Atkins cheguei disse...

    Olá....
    Amei sua receita, recebi meus grãos há pouco tempo, mas já estou juntando o keffir pra fazer o queijinho...acho que vou gostar muito.
    abração
    Nesia

    Unknown disse...

    Olá gostaria de saber como adquirir os grãos de kefir

    PALAZZI disse...

    Olá Rella, os grãos você pode encontrar na internet. Pode comprar ou receber de doadores. No face: https://www.facebook.com/groups/171689806357629/

    Unknown disse...

    Então, não retira os grãos de kefir do leite?

    Unknown disse...

    Eu pensava que depois de drenar por 72 e obter o queijo, que seria necessário levar ao fogo...Pois vai ficar cru este queijo...É bem diferente do processo do queijo manual, certo?!

    Unknown disse...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
    PALAZZI disse...

    O Kefir deve ser coado, sem os grāos, para o preparo dos produtos. Não e como queijos caseiros que exigem aquecimento ou pasteurização do leite. Queijos mineiros como o canastra são produzidos com leite cru também. Portanto, existem diversos processos para produzir estes produtos, sendo aqui utilizado o leite de vaca natural ou já pasteurizado para produzir o Kledir.

    Anônimo disse...

    Como faço pra separa o kefir do leite pois o mesmo se mistura no leite não estou conseguindo identificar devido a koalhada

    PALAZZI disse...

    Quando o leite estiver coalhado, coe utilizando a peneira de plástico, batendo levemente nas bordas para escorrer todo o kefir e separá-lo dos grãos. Guarde o kefir obtido na geladeira em pote hermeticamente fechado, por até 7 dias.

    Repita novamente todo o processo de fermentação do leite nos grãos reservados na peneira, depois de enxaguá-los delicadamente com água filtrada. Lave novamente o pote, coloque os grãos e acrescente o leite. Deixe os grãos sempre no leite para permanecerem sempre vivos e você terá kefir para o resto da vida.

    PALAZZI disse...

    Duvidas no preparo do kefir acesse o link da postagem que explica o passo-a-passo: http://kefireiogurte.blogspot.com.br/2008/06/preparo-do-kefir-de-leite.html