Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

23 junho 2008

Preparo do Kefir de leite

É muito simples e exige apenas os grãos de Kefir e leite em temperatura ambiente. O leite pode ser de vaca, cabra e até mesmo "leite de caixinha"(não recomendável). Ferver o leite fresco e deixar esfriar antes de usar.

Não utilizar utensílios metálicos no preparo, somente de vidro ou plástico. Costumo fazer 1 litro e deixar fermentar por 1 ou 2 dias porque gosto da bebida suave, não muito ácida, mas é possível deixar por 3 dias. A temperatura ambiente influencia muito na fermentação e, em dias mais frios, o leite demora mais para fermentar. Balanço delicadamente o pote e quando o kefir não se movimenta eu sei que está "no ponto" da minha preferência.

Colocar o pote num local onde não incida a luz do sol; os grãos não resistem a temperaturas maiores que 45°C. Bom, tem também o problema das formigas e dos insetos. Para evitar que as formigas subam pelo pote e nadem no kefir, colocar um prato com água debaixo dele. E para evitar a entrada de insetos cobrir com telinhas de tecido, daquelas usadas em jarras de água, que podem ter a borda bordada com miçangas (eu mesma fiz, custou baratinho e me diverti muito) ou amarradas ao redor do pote. O kefir precisa respirar, por isso não tampar o pote, só cobrir com tecido ou tela de trama bem fechada. O tule não impede a entrada de insetos pequeninos.

Mas onde encontrar os grãos? Se conhecer alguém que cultive kefir em casa é só pedir. Os grãos crescem e se multiplicam rapidamente, principalmente no calor do nosso país e as pessoas estão sempre procurando a quem doá-los. O excesso de grãos acidifica muito a bebida e a deixa desagradável ao paladar. Na internet existem pessoas que fazem doação, vale uma busca. Consegui os meus enviando e-mail para doadores através de sites como este: http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/. Há doadores de grãos em várias cidades do Brasil. Nem sempre é fácil conseguir as sementes, porque a demanda é grande. Existe kefir de leite e kefir de água. Eu uso o de leite. Bem, assim que conseguir os grãos, aí vai o modo de cultivá-los e extrair esta bebida divina:


Kefir de Leite

1 colher (sopa) de grãos de Kefir
1/2 litro de leite em temperatura ambiente
1 pote de vidro ou plástico com tampa feita de tecido
1 peneira de plástico

Lave o pote normalmente (não é necessário esterilizar), coloque os grãos de kefir e despeje o leite sobre eles. Coloque ao abrigo da luz e deixe em repouso por um, dois ou três dias (dependendo da temperatura ambiente o processo é muito rápido). O kefir fica mais ácido a cada dia de repouso e, cada tempo de fermentação tem indicações diferentes. Quando o leite estiver coalhado, coe utilizando a peneira de plástico, batendo levemente nas bordas para escorrer todo o kefir e separá-lo dos grãos. Guarde o kefir obtido na geladeira em pote hermeticamente fechado, por até 7 dias.

Repita novamente todo o processo de fermentação do leite nos grãos reservados na peneira, depois de enxaguá-los delicadamente com água filtrada. Lave novamente o pote, coloque os grãos e acrescente o leite. Deixe os grãos sempre no leite para permanecerem sempre vivos e você terá kefir para o resto da vida.

Nenhum comentário: