Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

06 julho 2008

Pavê Marfim de Chocolate Branco

Este pavê delicioso é uma receita da TV, desconheço a autoria, que adaptei para o uso de kefir e acrescentei as frutas. Quem saboreou esta tentação adorou. A utilização do kefir e da coalhada de kefir tornam o pavê delicado e saboroso. Substituí o creme de chantili de todas as minhas receitas por coalhada seca de kefir acrescida de açúcar e o resultado foi surpreendente.

Pavê de Chocolate Branco e Frutas Vermelhas

Nesta receita também acrescentei frutas vermelhas frescas no recheio e na decoração, mas é opcional. Framboesas frescas, mirtilos e amoras, são frutinhas que adoro, quando encontro uma bandejinha bem bonita, aproveito em alguma receita. Os poderes dos antioxidantes! 

Decore somente com as raspas de chocolate branco se preferir ou se as frutinhas estiverem difíceis de encontrar.
Pavê de Chocolate Branco


Pavê marfim de chocolate branco

200 g de biscoitos tipo inglês (ou maisena se preferir)
Creme Marfim:
400 g de chocolate branco picado
1 lata de creme de leite sem soro (300 gramas antes de retirar o soro)
3 gemas peneiradas
150 g de manteiga sem sal amolecida
50 g de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
125 ml de kefir ou iogurte natural
250 g de coalhada seca de kefir ou iogurte
2 colheres (sopa) de rum ou conhaque
2 colheres (sopa) de leite em pó integral
suco de laranja
raspas de chocolate branco
frutas vermelhas para decorar e colocar no recheio a gosto

Derreta o chocolate e o creme de leite em banho-maria ou no microondas. Deixe na geladeira por 45 min. Bata na batedeira as gemas e a manteiga por cinco minutos. Acrescente, sem parar de bater, o açúcar e a baunilha até obter um creme liso e brilhante. Junte aos poucos a ganache de chocolate branco, o kefir ou iogurte, a coalhada seca, o rum e o leite em pó e bata bem. Reserve. Montagem: Em uma taça grande, ou num refratário retangular médio, espalhe 1/3 do creme marfim e sobre ele uma camada de biscoitos maisena passados em suco de laranja. Espalhe as frutas vermelhas. Repita o procedimento, finalizando com o creme. Deixe na geladeira por 12 horas. Desenforme e decore com raspas de chocolate branco, morangos e frutas vermelhas. Sirva bem gelado. Em taças individuais também fica bem bonito para servir.
Pavê de Chocolate Branco e Frutas Vermelhas em taças individuais

Nenhum comentário: