Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

28 junho 2014

Cheesecake de Limão e Frutas Vermelhas

Cheesecake de limão siciliano com frutas vermelhas e uma base diferente de Chocolate Amargo

Base de Chocolate:
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
200 g de chocolate meio amargo picado
150 g de sucrilhos 
Creme de limão:
1/2 xícara (chá) de água 
1 envelope de gelatina em pó incolor, sem sabor
300 g de cream cheese caseiro (receita aqui) em temperatura ambiente
200 g de iogurte ou kefir
1 lata de leite condensado
Casca ralada e suco de 3 limões-sicilianos
Cobertura: geleia de morangos
1,200 Kg de morangos
500 g de açúcar
20 ml de suco limão
Decoração
500 gramas de frutas vermelhas variadas

Base



Esmague os sucrilhos, pressionando-os levemente (deixe "pedaçudo"). Derreta o chocolate no micro ou em banho-maria e acrescente a manteiga já derretida. Vá adicionando os sucrilhos aos poucos. Misture bem. Cubra com papel-manteiga o fundo de uma forma de abrir, de 22 cm de diâmetro, com as laterais untadas com óleo, e espalhe a mistura da base somente no fundo. Leve a geladeira por meia hora ou até endurecer o chocolate.

Creme

Em um refratário, polvilhe 1/2 xícara (chá) de água com a gelatina e deixe descansar. Na batedeira, bata o cream cheese com o iogurte e o leite condensado por 2 minutos ou até obter um creme. Aos poucos, junte a casca, o suco de limão e a gelatina, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Despeje sobre a base de chocolate pronta e leve para gelar por 3 horas ou até ficar firme. Coloque então a cobertura e deixe na geladeira até a hora de servir.

Cobertura

Misture todos os ingredientes da geleia e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 20 minutos. Está no ponto quando o caldo estiver reduzido, bem vermelho e com pedaços de morango. Coe ainda bem quente e reserve o líquido e a polpa separadamente. Deixe esfriar antes de utilizar. Despeje a polpa da geleia sobre a torta e cubra com as frutas vermelhas. Pincele-as com o líquido da geleia reservado. 

Obs: Para ter uma receita sem glúten, utilize flocos de milho sem glúten. Sucrilhos contém glúten. O da marca Mãe Terra não contém!

Receitas com frutas vermelhas


Nenhum comentário: