Probióticos do kefir e do iogurte como aliados da saúde

Probióticos são organismos vivos que trazem muitos benefícios à saúde. Equilibram a flora intestinal, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer.

Kefir e iogurte contêm o melhor dos
probióticos: os
lactobacilos vivos
que equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón.

Uma dose diária de kefir ou iogurte é tudo de bom para nossa saúde.

Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparo de pão, cerveja, etc).

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam. São tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são simples.

Pode ser misturado a frutas, mel e cereais e utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte.

14 junho 2014

Murgh korma à Moda - Cubinhos de Frango Aromático

A minha versão de Murgh korma, é uma receita adaptada da tradicional receita do Restaurante Govinda. Fiz pouquíssimas mudanças, visando apenas utilizar o kefir ou o iogurte de uma maneira mais pronunciada. Dei uma exageradinha no gengibre e no curry e acrescentei pimenta vermelha por minha conta. Questão de paladar. Faça as adaptações que preferir, ao seu gosto. Esta é a minha versão preferida, com as especiarias na medida que considero equilibrada.

Ingredientes para 4 porções

600g peito de frango cortado em cubos pequenos
2 canela em pau (pedaços grandes)
170g de iogurte natural ou desnatado ou kefir
6 colheres (sopa) de castanha de caju torrada e picada grosseiramente
2 cebolas grandes finamente picadas
6 cravo da índia
6 tomates grandes picados sem semente
6 folhas de louro
6 sementes de cardamomo ou uma "estrela"
1 colher (sopa) de curry em pó (*)
3 dentes de alho esmagados e picados
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 pimenta vermelha (dedo-de-moça) picada
400ml de água
1 colher (sopa) de azeite virgem
Sal a gosto

Aqueça o azeite e coloque o cravo, canela, e o cardamomo, em seguida coloque a cebola, o alho e o gengibre e deixe dourar. Acrescente o frango, curry, o sal, a pimenta e as folhas de louro, e deixe refogar por 3 a 4 minutos. Depois disso adicione o tomate e a água para produzir o molho, deixar cozinhar até a textura desejada. Junte  o iogurte e cozinhe por mais 1 minuto.Para concluir o prato, salpique castanha de caju picada na hora de servir e pronto.

 (*) utilizei o curry japonês, karil, vendido em caixinhas em lojas especializadas. Utilizei 2 cubos da versão mild (pouco picante) e acrescentei pimenta vermelha fresca picada. Se utilizar o curry na versão hot ou extra hot, omita a pimenta fresca da receita.

Nenhum comentário: